top of page
  • Foto do escritorPref. Manoel Urbano

Seringal que virou cidade: Manoel Urbano celebra 47 anos neste domingo

O município de Manoel Urbano, originado do seringal Castelo, celebra neste domingo (14) mais um aniversário. A cidade foi fundada em 1º de março de 1963, mas alcançou sua autonomia apenas em 14 de maio de 1976, através da lei nº 588.


Manoel Urbano se originou do seringal Castelo, Colocação Tabocal, depois seu nome mudou para Vila Castelo, devido ao navio Castelo que ficou encalhado no Rio Purus, durante um período de seca, aguardando a cheia do rio para regressar ao porto de Belém.


O município foi desmembrado do município de Sena Madureira e recebeu o nome em homenagem a um dos primeiros exploradores do Rio Purus, Manoel Urbano da Encarnação. Além da proximidade com Sena Madureira, o município fica ao norte com Boca do Acre e Pauini no Amazonas, a oeste com o município de Santa Rosa do Purus e a noroeste com o município de Feijó e a sudeste com o Peru.


Para comemorar os 47 anos de Manoel Urbano, a Prefeitura definiu o calendário de eventos que fizeram parte da programação de aniversário da cidade. Os eventos acontecem desde o dia 5 de maio e seguem até este domingo (14), em que a programação se encerra com shows no Palco Municipal de Manoel Urbano.


0 comentário

Comments


bottom of page