Proteja: Prefeitura promove atividades com crianças e debate cuidados para evitar a obesidade

Nesta terça-feira (14) a Prefeitura de Manoel Urbano através da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio do Prefeito Toscano, deu início as atividades físicas do Programa Proteja. O Proteja foi lançado em agosto de 2021, e reúne ações para deter o avanço da obesidade em crianças, contribuir para o cuidado e a melhoria da saúde da nutrição das crianças.

Conforme o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), 7% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão com excesso de peso e 3% estão com obesidade. Especificamente na Atenção Primária à Saúde do SUS, em 2020, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,7% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade.

Considerando todas as crianças brasileiras menores de 10 anos, estima-se que cerca de 6,4 milhões tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade.

Para enfrentar esse cenário, neste ano, a campanha contra a obesidade infantil do Ministério da Saúde reforça a responsabilidade de todos em cuidar e incentivar crianças a adotar uma alimentação saudável e a praticar atividades físicas.

Se seu filho ou filha está acima do peso, tem menos de 10 anos, pode está se direcionando a Professora Ana Gabriela (educadora física) no Polo da Academia de Saúde, Agente Comunitários de Saúde ou Secretaria Municipal de Saúde, para obter informações referente a inclusão de sue filho no Programa.

VAMOS JUNTOS COMBATER A OBESIDADE INFANTIL?