Prefeitura e Estado dão ordem de serviço a revitalização do aeródromo e construção da Casa do Índio

Nesta quarta-feira, 30, o governo do Estado assinou ordem de serviço para revitalização do aeródromo de Manoel Urbano. Foto: Diego Gurgel/Secom

O prefeito Tanízio Sá acompanhado do vice-prefeito Toscano, receberam em Manoel Urbano, o governador Gladson Cameli e o diretor do Deracre, Eng. Petrônio Antunes, para garantir ao município pouco mais de R$ 2,5 milhões de reais em investimentos para melhorar a vida dos murbanenses.

A solenidade que contou com a presença da população, servidores e autoridades, e começou com um aperto de mão firme do governador Gladson Cameli reconhecendo o incrível trabalho do prefeito Tanízio Sá durante os 5 anos e três meses a frente do poder executivo municipal.

Em seguida, o governador e o prefeito assinaram o convênio para construção da Casa do Índio Kulina, para acolher a população indígena que precisa ir até a cidade.

O governador e o prefeito também assinaram a ordem de serviço para cercamento, pavimentação do acesso e pista do aeródromo, dando continuidade à melhoria e modernização nos aeródromos do interior do estado, com recursos próprios do Estado.

O investimento no local será de R$ 1,9 milhão e contemplará o cercamento do espaço, de acordo com o padrão exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com iluminação, manutenção corretiva e preventiva da pista de pouso, e decolagens com microrrevestimento asfáltico, além do asfaltamento da estrada de acesso ao aeródromo.

As autoridades também entregaram mais uma etapa da reforma da Unidade Mista de Saúde.

Prefeito Tanizio Sá reconheceu esforço do governo acreano na revitalização do aeródromo do município. Foto: Diego Gurgel/Secom

Localizado na parte central do Acre, é do aeródromo de Manoel Urbano que sai a maioria dos voos com destino à Santa Rosa do Purus, município considerado de difícil acesso.

“Esse investimento do governo é muito importante para nós. O asfaltamento da estrada de acesso ao aeroporto era uma reivindicação antiga e acabará com o atoleiro, no inverno, e com a poeira, no verão”, observou o prefeito do município, Tanizio Sá.
Governador Gladson Cameli destacou relevância dos aeródromos, principalmente para ajudar a salvar vidas. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em sua fala, o governador Gladson Cameli destacou a relevância da obra para a população que depende do funcionamento dos aeródromos para se locomover, principalmente em situações de emergência.

“Só quem mora em municípios de difícil acesso entende a necessidade de um aeródromo. O governo tem feito o maior investimento da história em nossas pistas de pouso, tudo isso para podermos salvar vidas e também garantir o direito de ir e vir das pessoas”, afirmou o governador.
Petrônio Antunes afirmou que população é a principal beneficiada com a obra do aeródromo. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com previsão de ser concluída em quatro meses, a obra será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre). A benfeitoria garantirá mais segurança às operações, facilitará a logística e contribuirá com o desenvolvimento da região.

“O Deracre tem priorizado os municípios do interior do nosso estado, e aqui em Manoel Urbano não poderia ser diferente. Vamos melhorar a estrutura do aeródromo e também o seu acesso. Quem mais ganha com isso é a população daqui”, pontuou Petrônio Antunes, presidente do Deracre.