Prefeitura de Manoel Urbano e IBGE planejam ações do Censo demográfico de 2020

A primeira reunião de planejamento para o Censo 2020 em Manoel Urbano colocou ao IBGE toda a estrutura que o município possa dispor para que o trabalho realizado seja o melhor possível. A prefeitura pediu atenção à zona rural, localidades situadas nos altos dos rios, comunidades distantes e ramais. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Toscano, dos secretários municipais, vereadores representando a Câmara de Vereadores, e a brilhante equipe do IBGE.

O encontro definiu as primeiras ações do Censo demográfico que irão ocorrer em 2020. O chefe do executivo municipal, prefeito Tanízio Sá (MDB) garantiu todo o suporte necessário à realização do trabalho feito pelo Instituto na cidade.

Segundo um dos representantes do IBGE, o censo é o maior levantamento estatístico realizado no país e extremamente necessário para a gestão dos municípios.

Todos os domicílios (zona urbana e rural), incluindo os locais mais distantes são visitados e as entrevista realizadas, onde são detectadas as características dos domicílios e das pessoas pelo IBGE. A realização do Censo ocorre a cada 10 anos e permite fazer um levantamento detalhado para que os municípios, estados e a federação nacional possa conhecer, de fato, a realidade da população que vive no país.

Um dos primeiros resultados que o IBGE produz é o total da população, em seguida, atualiza esse dado no sistema e divulga anualmente uma estimativa de população.

Para 2020, as equipes do IBGE chegarão ao município para ir a campo e verificar quantos domicílios existem na cidade e quantas pessoas moram nela. A prefeitura de Manoel Urbano se comprometeu em dar todo o apoio necessário para o sucesso da operação.

Os dados colhidos por meio do Censo demográfico têm influência direta nos repasses provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que a prefeitura recebe.

“Se a nossa população aumenta, precisamos atestar isso para que os repasses que possibilitam melhora da qualidade de vida também sejam acrescidos”, enfatizou Tanízio.