Manoel Urbano: " Cidade limpa, povo saudável

Você já morou em uma cidade que sofreu com paralisação de coleta de lixo? Já parou para pensar o quanto de lixo acumulado você teria em casa se a prefeitura não recolhesse os resíduos por uma semana?

Para se ter uma ideia da importância deste serviço em nossas vidas, nossa redação fez uma simulação de como sua casa ficaria se o carro do lixo não fosse recolher o lixo, uma vez por semana aí na sua rua. Veja bem.

- Consideremos que um murbanense produza um (1) quilo de lixo/dia, em média, por exemplo; - Considere uma casa de uma família de cinco (5) pessoas; - Ao final de uma semana, cada um teria produzido sete (7) quilos de lixo; - O resultado final seria cerca de trinta e cinco (35) quilos de resíduos acumulados em uma semana, na sua residência e aproximadamente cento e quarenta quilos ao mês!

A coleta de lixo é uma ação essencial da prefeitura de Manoel Urbano, defende o prefeito Tanízio Sá. Quando uma cidade não cuida bem da coleta de lixo, quem sofre é a população com o mau cheiro, a degradação ambiental e visual, e o aumento descontrolado de doenças causadas por moscas, ratos, baratas, etc.

Você Sabia?

Aqui em Manoel Urbano, a coleta de lixo não é terceirizada sendo realizada pela prefeitura; O veículo de coleta de lixo, da nossa cidade consome cerca de trezentos e cinquenta litros de combustível para cumprir a meta de coleta semanal; O carro de lixo passa uma vez por semana coletando lixo em cada bairro, com exceção do Centro, que é duas vezes; O setor de coleta de lixo doméstico é atendido por seis funcionários, sendo um deles o motorista;

Todo o lixo urbano que antes era depositado no Bairro Chaga de Castro, agora é despejado no novo lixão, no ramal da Agrocórtex, cerca de um quilômetro da entrada, percurso realizado pelo veículo da prefeitura, várias vezes na semana.