Assistência Social Murbanense participa da Jornada Auxílio Brasil e Encontro Técnico do SUAS

Nos últimas dias 19 e 20 de abril, representantes da Secretaria Municipal de Assistencia Social de Manoel Urbano participaram da Jornada Auxílio Brasil e do encontro de Apoio Técnico Integrado do Sistema Único de Assistencia Social (SUAS).

O evento ocorreu na capital, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), recebeu o Ministério da Cidadania para a realização da Jornada Auxílio Brasil, encontro que busca aproximar o programa social aos gestores locais, reunindo profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos 22 municípios do Acre, afim de levar informações e conhecimento aos representantes da assistência social nos municípios sobre as mudanças nos programas do governo federal, como o caso do Bolsa Família que agora é Auxílio Brasil.

Pelo município de Manoel Urbano, participaram uma comitiva formada liderada pela secretária de assistência social, Sarai Penha Pinto, Vera (Assessora de Gabinete), Ricardo (coordenador do CRAS), Eliade (Coordenadora do CREAS), Geliada (Coordenadora do Auxílio Brasil) e a Psicóloga MICHELE (Técnico Integrado SUAS).

Durante o evento os servidores acompanharam a assinatura do decreto de Cofinanciamento que garante quatro milhões de reais do governo que será distribuído aos vinte e dois municípios acreanos para Secretaria Estadual de Assistência Social (SEASDHM). Foram mais de 200 técnicos e coordenadores da assistência social, que presenciaram o governador Gladson Cameli valorizar a presença de todos os representantes dos municípios e apontar “Esse encontro é a prova de que cada servidor está fazendo a sua parte. Muitos se mobilizaram de longe buscando levar uma melhor assistência para a população de sua cidade”. Na ocasião, o chefe de Estado assinou o decreto que regulamentou o cofinanciamento do Suas e a transferência de recursos na modalidade fundo a fundo no estado do Acre, dirigindo R$ 4 milhões para as ações de assistência social de todos os municípios.

Programa Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é o novo programa permanente de transferência de renda do governo federal, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social, onde cada família recebe pelo menos R$ 400 reais por mês. Dados de abril de 2022 apontam 309.637 pessoas cadastradas no Programa Auxílio Brasil somente no estado do Acre.

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania e integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. E, além de garantir uma renda básica, o programa simplificou os benefícios básicos e complementares, que buscam estimular a emancipação das famílias.