Assistência social e funai realizam segunda ação itinerante nas aldeias do alto purus

A Secretária Municipal de Assistência Social em parceria com a Coordenação Regional Alto Purus da Funai, e com apoio do Prefeito Toscano Velozo, realizaram a segunda ação itinerante nas aldeias indígenas da TI Alto Rio Purus localizadas no território do município de Manoel Urbano. Essa ação teve por objetivo a realização de levantamento da situação documental dos indígenas Kulinas, para se identificar maiores demandas e promover articulações institucionais posteriores para acesso aos documentos pelos indígenas, tanto por parte da Funai quanto do Poder Público Municipal. Foi realizado levantamento de todos os indígenas com perfil para acesso ao BPC, com identificação de casos e orientações preliminares para acesso ao benefício social.

A realização de ações Itinerantes da Assistência Social de Manoel Urbano, Funai e outras instituições foi pactuada junto ao Ministério Público do Estado do Acre, no âmbito do Projeto Txai. A primeira ocorreu no mês de abril de 2023 e a próxima está prevista para dezembro.