top of page
  • Pref. Manoel Urbano

Prefeitura promove "Dezembro Vermelho" com ações de prevenção contra HIV/AIDS

A Prefeitura de Manoel Urbano por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (16), atividades alusivas à campanha "Dezembro Vermelho". A Campanha fala sobre a conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis – ISTs.



A Campanha foi realizada no Palco Municipal e contou com ações de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Na oportunidade, também foi realizado teste rápido para Covid-19 e vacinação. Foram distribuídos insumos de prevenção (preservativos masculinos) e aconselhamento sobre ações de prevenção.


A Secretária de Saúde Francisca Taumaturgo destaca a importância da campanha por conta do preocupante aumento no número de casos. “O constante avanço da contaminação por HIV vem sendo registrado entre a população o que sinaliza a necessidade de intensificar ações de prevenção e conscientização à transmissão do vírus HIV”.



A campanha traz também desmistificação sobre o tema, tendo em vista que historicamente as pessoas que convivem HIV/Aids são alvos de preconceito e marginalização. “Embora relacionados, HIV e Aids não são sinônimos: não há cura para o vírus, mas o tratamento pode evitar que o paciente chegue ao estágio mais avançado de presença do vírus no organismo e desenvolva, com isso, a síndrome da imunodeficiência adquirida, ou seja, a Aids”.


Vale ressaltar que às ações da Saúde conta com apoio do Prefeito Toscano, que não pôde estar presente no evento por conta de uma agenda em Rio Branco.



0 comentário
bottom of page