Escolas da rede de ensino municipal encerram projeto Jepp e Meio Ambiente
- Pref. Manoel Urbano
- 12 de dez. de 2018
- 4 min de leitura
Quais os objetivos dos projeto?
Projeto – Educação Ambiental : “Um olhar para o lixo”.
Público - Alvo: Ensino Infantil e Ensino Fundamental I e II
O projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazem parte do planeta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.

JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Qual o objetivo do curso?
Disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores.

O evento contou com a participação dos professores das escolas do ensino municipal, alunos, secretária de educação (Rosineyde Brandão) Promotor de justiça (Júlio Cesar) presidente da câmara municipal (Raimundo Cipriano) e Vice- prefeito (Toscano).

Sobre o projeto Meio Ambiente: O projeto faz parte do acordo realizado entre a prefeitura municipal e o Ministério Público, como forma de orientação dos alunos nas escolas municipais sobre o problema do lixo em nossa cidade.
Sobre a temática:
Educação é a base de tudo. Quando o assunto é meio ambiente, essa premissa não é diferente. A Educação Ambiental deve despertar a compreensão da necessidade de nos comprometermos com o meio em que vivemos, para assumirmos responsabilidades para enfrentarmos os desafios ambientais da atualidade. É necessário que todos nós passemos por um processo de sensibilização e aprendizagem, para que compreendamos que fazemos parte de um todo sistêmico, onde tudo está interligado, e que nossas ações têm consequências diretas sobre o meio ambiente e vice-versa. Assim, a comunidade murbanense é convidada a pensar globalmente e agir localmente, para a construção de um mundo mais sustentável.
Dentre os novos desafios que se impõem a todo cidadão brasileiro, inclui-se a capacidade de resolver as questões relativas ao lixo produzido e seu aproveitamento, sendo assim, surge a necessidade de uma reflexão profunda referente a tudo aquilo que se considera “lixo”, ou seja, inútil, indesejável ou descartável no cotidiano das pessoas. O lixo, infelizmente, está presente nas ruas de nossa cidade e também no ambiente escolar. Partindo desse pressuposto, sentiu-se a necessidade da realização de um Projeto que visa conscientizar aos alunos e a comunidade onde estão inseridos sobre a importância da participação de todos neste processo visando descobrir maneiras eficientes de reduzir sua produção, de reaproveitá-lo e de acondicioná-lo de maneira eficiente. O público alvo deste projeto foi os alunos do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino do Município de Manoel Urbano.


Cerimonialista e vereador - Carleton Brandão

Confira abaixo, os trabalhos produzidos pelos alunos com materiais reciclados.
As escolas também promoveram o encerramento do programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
Como funciona?
O Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composto por nove cursos:
1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas
Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.
2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais
Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.
3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos
Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.
4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos
Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores
Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios
Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.
Comments