• Pref. Manoel Urbano

Escolas da rede de ensino municipal encerram projeto Jepp e Meio Ambiente

Quais os objetivos dos projeto?


Projeto – Educação Ambiental : “Um olhar para o lixo”.


Público - Alvo: Ensino Infantil e Ensino Fundamental I e II


O projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazem parte do planeta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.



JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos


Qual o objetivo do curso?


Disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.


O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores.



O evento contou com a participação dos professores das escolas do ensino municipal, alunos, secretária de educação (Rosineyde Brandão) Promotor de justiça (Júlio Cesar) presidente da câmara municipal (Raimundo Cipriano) e Vice- prefeito (Toscano).



Sobre o projeto Meio Ambiente: O projeto faz parte do acordo realizado entre a prefeitura municipal e o Ministério Público, como forma de orientação dos alunos nas escolas municipais sobre o problema do lixo em nossa cidade.


Sobre a temática:


Educação é a base de tudo. Quando o assunto é meio ambiente, essa premissa não é diferente. A Educação Ambiental deve despertar a compreensão da necessidade de nos comprometermos com o meio em que vivemos, para assumirmos responsabilidades para enfrentarmos os desafios ambientais da atualidade. É necessário que todos nós passemos por um processo de sensibilização e aprendizagem, para que compreendamos que fazemos parte de um todo sistêmico, onde tudo está interligado, e que nossas ações têm consequências diretas sobre o meio ambiente e vice-versa. Assim, a comunidade murbanense é convidada a pensar globalmente e agir localmente, para a construção de um mundo mais sustentável.


Dentre os novos desafios que se impõem a todo cidadão brasileiro, inclui-se a capacidade de resolver as questões relativas ao lixo produzido e seu aproveitamento, sendo assim, surge a necessidade de uma reflexão profunda referente a tudo aquilo que se considera “lixo”, ou seja, inútil, indesejável ou descartável no cotidiano das pessoas. O lixo, infelizmente, está presente nas ruas de nossa cidade e também no ambiente escolar. Partindo desse pressuposto, sentiu-se a necessidade da realização de um Projeto que visa conscientizar aos alunos e a comunidade onde estão inseridos sobre a importância da participação de todos neste processo visando descobrir maneiras eficientes de reduzir sua produção, de reaproveitá-lo e de acondicioná-lo de maneira eficiente. O público alvo deste projeto foi os alunos do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino do Município de Manoel Urbano.




Cerimonialista e vereador - Carleton Brandão



Confira abaixo, os trabalhos produzidos pelos alunos com materiais reciclados.



As escolas também promoveram o encerramento do programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos


A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.


A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.


O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.


Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:


  • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

  • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

  • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;


Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.


Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.


Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.


Como funciona?


O Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composto por nove cursos:


1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.


2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.


3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.


4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.


5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.


6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.


7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.


8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.


9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.



SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de Manoel Urbano

CNPJ 04.051.207/0001-46

Av. Valério Caldas de Magalhães, 839

69950-000 Manoel Urbano, Acre


E-mail: gabinete@manoelurbano.ac.gov.br

Fone: (68) 3611 1314

 

Segunda a sexta: 7:00 as 13:00 

  • Facebook | Manoel Urbano
  • YouTube | Manoel Urbano
  • Webmail Corporativo

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

Receba informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.